Vivemos dentro de um aquário!

Vivemos dentro de um aquário!…vivemos como pequenos peixes dourados, submersos dentro de uma realidade! Os peixes não questionam, não desenvolvem espíritos críticos de natureza filosófica que lhes permita explorar ou quebrar as rotinas circulares dentro do aquário. São percursos cíclicos, são nadares reproduzidos, são abrires e fechares de boca que de nada vale para que exista mudança! Assim são,  muitas vezes, os seres humanos que vivem dentro deste aquário a que todos chamam Terra. Vivem de um lado para o outro sem refletirem sobre as suas ações, espelhando meramente o que lhes mostram, não permitindo, nem facilitando o dom do ser humano que é de questionar, de refletir e de transformar.

De nada têm culpa, são hábitos que se foram e vão-se  criando!…

O mundo está doente! São doenças que nos consomem silenciosamente e os valores que se foram construindo nesta sociedade atordoa-nos e faz-nos adormecer. O consumismo, o individualismo, o materialismo, a competitividade destrutiva estão a aniquilar os seres humanos e a transforma-los em meros terrestres que aos poucos e poucos deixam de ser pessoas.

As lágrimas correm-me pelo rosto. Em cada uma vai a saudade de sentimentos que nos tornam mais humanos como a solidariedade, a cooperação, a partilha, o espírito de comunidade, a compreensão, enfim, de tudo aquilo que nos faz realmente sentir que somos indivíduos de alma e coração.

Tudo isto para dizer que a Animação Sociocultural, assim como tantas outras práticas, poderá ser um óptimo antivírus que permita renascer em muitos o desejo de tornarem-se seres humanos novamente. Que permita a cada peixe sair dentro das águas em que estão  submersos, com vontade de explorar o que está por detrás do vidro que o protege, sem receio de questionar, de problematizar, de criticar, de refletir, pois acredita que todos estes elementos permitirão evoluir, transformar, inovar nunca esquecendo os sentimentos éticos.

Momentos para Pensar

Hélder Reis

Comentários

  1. Sofia diz:

    Este texto dá muito que pensar!! Principalmente na forma como o ser humano age perante diversas situações! Tudo isto que está escrito, realmente, simboliza a nossa vida! Todas as pessoas que ficarem a pensar e ficarem sensibilizadas com isto têm coração!!!! As que não sentirem nada é porque têm de muito ruim da vida ou porque não conseguem nem fazem nenhum esforço para mudar!!!!

  2. Os que não sentirem nada, são os que vivem ao lado da vida e que não dão por quase nada e são uns pobres coitados.