Educação Ambiental em Educação Social

O Planeta Terra és Tu! Numa contemporaneidade marcada pela degradação permanente do meio ambiente, a reflexão sobre as práticas sociais articula-se, substancialmente, com o (s) sentido (s) da educação ambiental.

A construção de conhecimento e posterior acção “no terreno” deverá englobar as inter-relações dos contextos natural-social, incluindo a avaliação sistemática do processo, o papel dos diversos intervenientes e as novas formas de organização social que aumentam o poder de acções alternativas.

O desafio está em reformular a educação ambiental para que a mesma se revele crítica e inovadora quer ao nível formal, quer não formal, quer informal. Acima de tudo, terá de se lutar para que seja uma acção política, que contribua para uma verdadeira transformação social.

Uma perspectiva de acção holística é urgente. Uma perspectiva que vincule natureza e humanidade, tendo esta última consciência de que os recursos naturais se extenuam sendo a própria, a principal responsável por este desgaste.

Qual o papel da educação social nesta dinâmica reflexão – acção – reflexão?