Quem foi (e é!) Confúcio?

Gostaria muito de receber os vossos comentários, porém, deixo aqui uma brisa…

Confúcio partilhou a sua sabedoria com os demais ao dizer que (…) um homem sem humanidade não poderia viver por muito tempo na adversidade nem poderia conhecer a alegria por muito tempo. Um homem bom apoia–se em sua humanidade, um homem sábio beneficia–se de sua humanidade.

Sendo que o pensamento de Confúcio pregava o aperfeiçoamento do indivíduo, para que espalhasse em volta de si o princípio contagioso de ordem, o mesmo, foi deixando no mundo, pegadas pelo caminho que percorreu, permitindo que outros, pudessem assim, inspirar-se na sua obra:

(…) Quem conseguisse espalhar as cinco práticas no mundo inteiro implementaria a humanidade (…) Cortesia, tolerância, boa–fé, diligência, generosidade. A cortesia repele os insultos; a tolerância conquista todos os corações; a boa–fé inspira a confiança dos outros, a diligência garante o sucesso; a generosidade confere autoridade sobre os outros.

(CONFÚCIO. Analetos, cap. 4, § 4.2 e cap. 17, § 17.6).

Desprovida de qualquer sentido metafísico, a doutrina confucionista visava introduzir princípios morais em cada indivíduo, para o pleno exercício da política, incentivando ao respeito pela família e  sociedade.

Comentários

  1. “Se queres prever o futuro, estuda o passado.”

    O homem dos provérbios chineses…
    LOL

    http://pensador.uol.com.br/autor/confucio/